Bem-vindo!

Este blog tem por objetivo disponibilizar, aos professores, sugestões de atividades que poderão ser desenvolvidas em sala de aula, com alunos do 5º e 9º ano do E. F., a fim de desenvolver habilidades de leitura e resolução de problemas.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

D11 – Estabelecer relação causa/conseqüência entre partes e elementos do texto. (9º ano)

O Xá do Blá-blá-blá


        Era uma vez, no país de Alefbey, uma triste cidade, a mais triste das cidades, uma cidade tão arrasadoramente triste que tinha esquecido até seu próprio nome. Ficava à margem de um mar sombrio, cheio de peixosos – peixes queixosos e pesarosos, tão horríveis de se comer que faziam as pessoas arrotarem de pura melancolia, mesmo quando o céu estava azul.
      Ao norte dessa cidade triste havia poderosas fábricas nas quais a tristeza (assim me disseram) era literalmente fabricada, e depois embalada e enviada para o mundo inteiro, que parecia sempre querer mais. Das chaminés das fábricas de tristeza saía aos borbotões uma fumaça negra, que pairava sobre a cidade como uma má notícia.

RUSHDIE, Salman. Haroun e o Mar de Histórias. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
 
 
O trecho do texto que indica uma consequência é


(A) “uma triste cidade, a mais triste das cidades”.

(B) “Ficava à margem de um mar sombrio, cheio de peixosos “.

(C) “que faziam as pessoas arrotarem de pura melancolia”.

(D) ”Ao norte dessa cidade triste havia poderosas fábricas”.



Link para essa postagem


3 comentários:

Mundo Patty (Pink) disse...

Gostei mais esperava uma informação mais explicita sobre o assunto

eric lucas (moderador) disse...

D11 – Estabelecer relação causa/conseqüência entre partes e elementos do texto. (9º ano)

Filipe Souza disse...

Tá... mas, não me ajuda muito...

Postar um comentário

 

Template by Acessórios para Blogs